free css templates

Ballet

O balé ou balê (do italiano balletto, pelo francês ballet), é o nome dado a um estilo de dança e a sua performance. O termo deriva do italiano ballare que significa bailar. Os princípios básicos do balé são: postura ereta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores); movimentos circulares dos membros superiores; verticalidade corporal; disciplina; leveza, harmonia e simetria.

CategoriaDias Horários Professor(a) Nível
05 a 07 anos3ª e 5ª09h00 às 10h00RenataGrade 1
03 e 04 anos3ª e 5ª 10h00 às 10h45Renata Pré Primary
03 e 04 anos3ª e 5ª10h45 às 11h30RenataPrimary
5 e 7 anos4ª e 6ª09h00 as 10h00RenataGrade 1
8 a 10 anos4ª e 6ª10h00 as 11h00RenataGrade 2
5 e 7 anos3ª e 5ª14h15 as 15h15FabianeGrade 1
3 e 4 anos3ª e 5ª15h15 as 16h00FabianePré Primary
8 a 10 anos2ª e 4ª14h15 as 15h15FabianeGrade 2
11 a 14 anos16h15 as 17h00FabianePré Primary
+ 15 anos3ª e 5ª19h00 as 20h30LucianaIniciante Adulto

1

História

É um estilo de dança que se originou nas cortes italianas renascentistas durante o século XV e que se desenvolveu mais ainda na Inglaterra, França e Rússia, como forma de dança de concerto.
E um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este gênero de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática.
Os princípios básicos são a postura ereta, uso do "en dehors", movimentos circulares, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.
Ambos o estilos de dança promovem os desenvolvimentos físico e mental, controle do corpo e uso da expressão corporal através dos sentimentos e movimentos da dança. Desenvolvem a habilidade de autoconhecimento das alunas através do desafio e da disciplina, bem como da arte presente nos estilos.
O ballet se originou em celebrações públicas italianas e francesas entre os séculos XV e XVII. Na Itália essa representação dramática resultou no balleto – de ballo (‘dança’) e ballare (‘dançar’)- com espetáculos durando horas e utilizando dança, poemas recitados, canções e efeitos cênicos, organizados em um enredo principal. Esses espetáculos eram apresentados em grandes salões ou em quadras de tênis, somente para a alta sociedade.

Ao se casar com Henrique II, da França, em 1953, Catarina de Médici, importou o balleto da corte italiana para sua nova casa na França, onde este se transformou em balé.

Luís XIV, patrono das artes e bailarino nos balés da corte, fundou a “Academie Royale de dance” em 1661. Seu mestre de dança, Pierre Beauchamps, inventou as posições para os pés na técnica de ballet clássico e ainda criou muitos balés. A partir daí, o francês passou a ser a língua oficial do balé. 

2

Níveis

O clube oferece aulas com vários níveis de Ballet, para alcançar faixas etárias interessadas e com disponibilidade de horários, pela manhã, tarde e noite.

• Pré Primary e Primary
• Aulas no período da manhã e tarde, para alunas de 3 a 5 anos. O desenvolvimento motor e intelectual da aluna será avaliado para o direcionamento para o nível mais adequado.
• Grade 1 - aulas no período da manhã e tarde, para alunas de 5 a 7 anos.
• Grade 2 - aulas no período da manhã e tarde, para alunas de 8 a 10 anos.
• Grade 4 - aulas no período da tarde, para alunas a partir de 11 anos.
• Aula de ponta - aulas no período da tarde, para alunas que já possuem um desenvolvimento inerente ao nível técnico necessário para executar a aula.

Os valores que norteiam nossa ação pedagógica são: a inclusão, participação ativa, criatividade, amizade, perseverança, disciplina, compromisso. 

3

Benefícios

O Ballet promove uma melhoria da postura, da flexibilidade, o controle corporal, concentração, memória espaço temporal, ritmos, equilíbrio, força, agilidade, resistência e disciplina.

4

Professoras

Renata Contin de Marialva
Curso de ballet clássico metodologia Royal Academy Of Dance (RAD) Curso de jazz ministrado pelas professoras Cristina Cará, Erika Novachi e Patrícia Vaguetti
Fabiane Benetti
Bailarina e professora registrada da Royal Academy Of Dance (RAD)
Luciana Lopes De Moura Pagliarini
Formação Clássica Metodo Vaganova
Formação Dança pelo Conservatório Carlos Gomes
Curso Bacharelado e Dança Unimetrocamp