how to build your own website for free

Natação

A Natação é considerada um esporte completo, com baixo índice de lesões. Desenvolve grandes qualidades físicas, como flexibilidade, resistência, força, velocidade, coordenação motora. Também é responsável por acentuado desenvolvimento na condição cardiorrespiratória e pode ser praticada em todas as idades, a partir dos três anos. O Departamento de esportes do Tênis Clube de Campinas oferece aos associados aulas de Natação Infantil/Escolinha, Natação Adulto, Equipe de Competição mirim, petiz, Infantil, Juvenil, Júnior e Adulto e Deep Water Running. Swimming is also a form of sport in several countries.Besides, the number of injuries associated with swimming is comparatively lesser than other sports. Desde a escolinha até os Adultos, a natação do TCC possui atletas que participam de eventos recreativos e competitivos por todo o país, em todas as categorias.

CategoriaDiasHorários Professor(a) Nível
+ de 10 anos2ª/4ª/6ª e 3ª/5ª08h30 às 09h15FláviaIniciantes - Nível IV
8 e 9 anos2ª/4ª/6ª e 3ª/5ª09h15 às 10h00FláviaIniciantes - Nível IV
6 a 7 anos2ª/4ª/6ª e 3ª/5ª10h00 às 10h45 FláviaIniciantes - Nível IV
3½ a 5 anos2ª/4ª e 3ª/5ª10h45 às 11h30FláviaIniciantes - Nível IV
1 a 3 anos10h45 às 11h30FláviaBebê
3½ a 5 anos2ª/4ª/6ª e 3ª/5ª15h00 às 15h45Patrícia/TammyIniciantes - Nível I
6 a 7 anos2ª/4ª/6ª e 3ª/5ª15h45 às 16h30Patrícia/TammyIniciantes - Nível II
1 a 3 anos15h45 às 16h15Patrícia/TammyBebê
8 e 9 anos2ª/4ª/6ª e 3ª/5ª16h30 às 17h15Patrícia/TammyIniciantes - Nível III 
+ de 10 anos2ª/4ª/6ª e 3ª/5ª17h15 às 18h00Patrícia/TammyIniciantes - Nível IV
+ de 15 anos Aprendizado  à Treinamento2ª a 6ª 07h00 às 07h45 Leandro/FláviaAdulto/Treino Master
2ª a 6ª 07h45 às 08h30Leandro/FláviaAdulto/Treino Master
2ª a 6ª 12h30 às 13h15Ricardo/PatríciaAdulto/Treino Master
2ª a 6ª13h15 às 14h00Ricardo/PatríciaAdulto/Treino Master
2ª a 6ª18h30 às 19h15TammyIniciação Adulto
2ª a 6ª18h30 às 20h00TammyAdulto/Treino Master
Aperfeiçoamento2ª a 6ª14h00 às 15h00 Patrícia/Flávia Aperfeiçoamento
Pré-Equipe2ª a 6ª14h00 às16h00Flávia Mirim e Petiz
Equipe2ª a 6ª14h00 às18h00Leandro/RicardoInfantil a Sênior

O TCC é membro fundador da Federação Aquática Paulista “FAP”, e participa de suas competições há mais de 20 anos, ininterruptamente. A escolinha é base da equipe de competição do TCC do futuro.

Nas escolinhas utiliza-se do lúdico como uma das estratégias, com os seguintes objetivos:
- Adaptação ao meio líquido, promover o ensino dos quatro estilos e suas respectivas técnicas;
- Contribuir para o desenvolvimento e formação dos alunos nos aspectos motores, técnicos, sociais e psicológicos, respeitando as limitações, maturações físicas, psicológicas, e a individualidade de cada um.
- Auxiliar no desenvolvimento das capacidades físicas básicas do aluno como: coordenação motora, flexibilidade, força, resistência e velocidade.
- Socializar turmas através de atividades lúdicas, torneios e festivais;
- Incentivar o aluno à prática esportiva.
A Natação Infantil disputa competições para não federados e festivais de escolinhas, onde a participação é opção do aluno. 

Entre as metas principais da Natação para adulto estão:
- Promover a aprendizagem e o aperfeiçoamento dos quatro estilos, respeitando as limitações e individualidades do aluno;
- Auxiliar na melhora do condicionamento físico, da resistência muscular e das capacidades físicas básicas do aluno, tais como: coordenação motora, flexibilidade, força e velocidade;
- Proporcionar o bem-estar físico e mental do aluno.
Na Equipe Máster os atletas/alunos têm treinos diários onde o objetivo é melhorar a técnica e capacidades específicas para participarem de competições.

Que a natação é o esporte mais completo para a saúde dos nossos filhos todos sabemos, seus benefícios já foram amplamente divulgados por vários especialistas no assunto que descreveram como o treinamento acelera o processo de crescimento por causa da maior liberação do GH (hormônio do crescimento), do desenvolvimento do aparelho cardio-respiratório, do fortalecimento ósseo, da amplitude do movimento facilitado pela flutuabilidade do desenvolvimento neuro-muscular, da coordenação motora, da maior qualidade de sono, graças ao cansaço das aulas, da questão da sobrevivência, pois saber nadar evita afogamentos, etc.
 
            Benefícios da Natação Competitiva:
Competitividade
Um dos maiores benefícios, pois a criança adquire a capacidade de aprender desde cedo a competir com outros da mesma idade e que permitirá que ela se prepare para no futuro enfrentar um mundo cada vez mais competitivo e globalizado.
Individualidade
A natação é o único esporte realmente individual, que a criança pode praticar com poucos anos de vida.  Na natação é a criança contra ela mesma tentando atravessar o meio líquido o mais rápido possível. Isto permite que ela explore e vença o desafio individual de conquistar uma piscina e que é uma experiência bastante valiosa na formação da sua personalidade.
Seguir regras
A natação competitiva tem uma série de normas e regras que são ensinadas às crianças desde cedo, geração após geração, como por exemplo: a forma de se colocar no bloco de partida (concentração), a dosagem do número de voltas (planejamento), se posicionar no meio da raia (direcionamento) e comparar seus tempos (progressão), só para citar alguns casos.
Testar seus limites
O cansaço após as competições ensina a criança quais são os limites do seu corpo e permite que a mesma descubra que a dor não é uma coisa tão ruim assim e pode ser superada. O treinamento diário do nadador causa muito cansaço e ao mesmo tempo fortifica músculos, articulações e ossos, também fortalece o espírito, pois obriga o nadador a superar a vontade de parar e testando seu desejo de vencer.
Convívio Social
Equipes de natação são muito unidas e mantêm excelente relacionamento entre si que vão desde o bate papo antes do treino, cinema, praia e churrasco... Isto permite que ela se posicione socialmente e passe a fazer parte daquele grupo para o resto da vida.
Auto Controle
Um dos aspectos mais importantes no esporte é a auto disciplina que os nadadores conquistam, ou seja, o horário do treino é sagrado, pois a criança tem que estar diariamente na piscina. Isto fica gravado no relógio biológico do nadador e ele fica tão acostumado que se faltar a um treino acaba se sentindo mal. Ao mesmo tempo essa dura rotina o obriga a se manter longe das diversões noturnas e das más companhias e grupo de jovens que não tem o que fazer e acabam seguindo pelo mundo das drogas e da delinqüência (Djan Madruga).

Flávia Takigawa                                        
Licenciatura Plena Educação Física – Faculdade do Clube Náutico Mogiano – Mogi das Cruzes/SP
Extensão em Natação Infantil e Adulto – UNISANTA – Santos/SP        
 
Tammy Zanolla                                          
Bacharel Pleno em Educação Física – UNISAL – Campinas/SP
Especialização em Atividades Aquáticas – UNILEYA – Rio de Janeiro/RJ
 
Leandro Calicchio                                                               
Licenciatura Plena em Educação Física – PUC Campinas/SP
Treinamento em Atividades Aquáticas “Natação e Deep Water Running” – PMC – Campinas/SP
 
Patrícia Flosi Marques                                                     
Licenciatura Plena em Educação Física – PUC Campinas/SP
Especialização em Natação e atividades Aquáticas – GAMA FILHO – São Paulo/SP
 
Ricardo Ferreira da Silva                                                  
Fisioterapia e Licenciatura Plena em Educação Física – UNIMEP – Piracicaba/SP
Especialização em Treinamento do Exercício e do Desporto – METROCAMP – Campinas/SP
Extensão em Natação do Aluno ao Atleta – MUSEU DA NATAÇÃO – Fort Lauderdale/USA

Sede Social

R$ 35,00